quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Como Ensinar as Crianças a Orar

O DEUS QUE RESPONDE A ORAÇÃO

• Tema da aula:
Tudo o que pedirmos a Deus crendo, receberemos!

• Texto bíblico: Mateus 21:14-22
14 E chegaram-se a ele no templo cegos e coxos, e ele os curou.
15 Vendo, porém, os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que ele fizera, e os meninos que clamavam no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se,
16 e perguntaram-lhe: Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e de criancinhas de peito tiraste perfeito louvor?
17 E deixando-os, saiu da cidade para Betânia, e ali passou a noite.
18 Ora, de manhã, ao voltar à cidade, teve fome;
19 e, avistando uma figueira à beira do caminho, dela se aproximou, e não achou nela senão folhas somente; e disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente.
20 Quando os discípulos viram isso, perguntaram admirados: Como é que imediatamente secou a figueira?
21 Jesus, porém, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito;
22 e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis

Objetivos:
1. Levar a criança a entender mais uma vez que Deus responde a nossa oração.
2. Ensinar que existe uma condição para sermos atendidos em nossas orações: CRER.
3. Ensinar que, dentro da vontade de Deus, podemos ter todos os nossos pedidos atendidos. O foco é receber pela fé.
4. Levar as crianças a sentirem que existe uma diferença mesmo naqueles que oram com Fé.
5. Despertar no coração dos pequeninos que sem fé e impossível agradar a Deus.


Sugestão para o desenvolvimento da aula: fazer duas árvores grandes de cartolina ou EVA e colocar ao lado de cada árvore um aparelho de telefone. Convide duas crianças para participar da ministração. Cada criança irá representar um personagem da história.
• Nos mesmos horários os personagens irão fazer ligações*orações para Deus. As crianças pegam os telefones e o professor faz a oração representando as crianças.
• Uma oração será cheia do poder de Deus, interprete uma criança orando como já que agradecendo, pois no coração dela não há nenhuma dúvida que Deus possa responder sua oração.
• A outra oração deixará dúvida, a criança desconfiará se Deus realmente irá responder a oração dela.
• Prepare com papel ou EVA vários frutos, alguns mais feios, pretos, com aspecto de velho e outros mais novos coloridos, vistosos e com um desenho no verso (pode ser um carrinho, vídeo game, boneca, piscina, casa etc., coisas que eles pediriam na oração).
• Conforme as crianças forem orando os frutos irão sendo acrescentados nas suas árvores, sendo que a criança que ora com fé sempre recebe os melhores frutos. NÃO PORQUE DEUS NOS DÁ ALGO QUE NÃO É BOM, MAS PORQUE DEPENDE DA NOSSA FÉ PARA RECEBER.
• Após as orações faça um debate com as crianças, de forma que elas percebam qual e a diferença entre os frutos destas Árvores e destas orações. Use estas questões em seu debate: Será que Deus responde a nossa oração? Eu posso pedir qualquer coisa pra Ele? Até um avião? Deixe eles falarem e argumentarem.
• Peça aos grupos que se reúnam e façam uma lista do que eles querem pedir pra Deus. Começa o primeiro grupo, um representante do grupo vai até o telefone pra falar com Deus. O objetivo desta exposição é você deixar eles irem pedindo e você vai analisar de acordo com o que eles pedem e se eles realmente estão acreditando, crendo que Deus pode lhes dar. Se eles estiverem CRENDO, assim que desligar o telefone você dará um fruto bom pra eles colarem na árvore. Do contrário, dê um fruto não tão bom e deixe-os descobrirem o porquê às vezes recebem frutos bons e outras vezes recebem frutos não tão bons.

Situação da Criança: Deus pode me dar tudo? Tudinho mesmo? Até o vídeo-game, a boneca, o brinquedo etc.. Ah claro que pode! Tenho uma relação com Deus através da minha ORAÇÃO e isso vai produzir milagres especiais de Deus na minha vida. Eu serei atendida, pois oro, DEUS me ouve e eu CREIO que Ele me ouve e pode me dar.

Versículo: “Tudo que pedir em oração, crendo, recebereis” Mt 21:22

Atividade: Com os menores, fazer uma exposição com massinha de modelar. As crianças fazem TUDO aquilo que Deus pode nos dar. Montar uma maquete depois.
Para os maiores, formar grupos, montar cartazes ou painéis utilizando revistas e jornais para recortar e colar TUDO que Deus pode nos dar.

Lembrancinha: alguma coisa onde eles possam guardar registros de orações atendidas. Sugestões:
- um envelope em forma de fruto (maçã, uva): eles podem guardar um pedaço da caixa do videogame, do tenis etc.
- uma caixinha colorida: para guardar objetos diversos que sejam fruto das orações
- um porta-retrato: para colocar a foto de uma viagem, de um passeio, de algo que eles queriam muito e aconteceu.

4 comentários:

Quel Moraes disse...

Querida obrigada por partilhar suas descoberta.Deus continue dando sabedoria.Obrigada.

Cleusaf disse...

Que Deus a abençoe, por este trabalho. Obrigado por nos ajudar ensinar nosso pequeninos. Um grande abraço. Cleusa/MG

Anônimo disse...

Amei teu blog amada. E pesquisei sobre esse tema para as crianças porque as da minha igreja tem vergonha, ou até dizem que não sabem orar, daí despertou no meu coração trazer uma lição sobre a oração e sua importância mesmo na infância e encontrei dicas e uma metodologia muito precisa e inteligente, Deus te abençoe amada, parabéns pelo blog!

barbarafare disse...

Muito legal a tua ideia!!
Que Deus continue te abençoando cada vez mais!